Desvendando “Ossos” – Noções básicas de Obeah

Como o hoodoo, o Obeah não é uma religião, é um sistema, uma abordagem para a prática mágica. Talvez mais apropriadamente seja um tipo particular de poder mágico, mas mais sobre isso depois. Muitos hoje chamariam obeah “xamânico” em seus métodos e “feitiçaria” em aplicação prática. É tanto sobre cura quanto sobre ação agressiva. É um poder e um meio de implantar esse poder. Obeah tem suas raízes na África, provavelmente em torno da Costa do Ouro, mas é mais associado com as ilhas do Caribe. Suas histórias culturais e políticas são profundas e fascinantes em si mesmas, mas os propósitos deste artigo são abordar a natureza dessa prática mágica indescritível.

Obeah lida com muitos espíritos e lida com eles diretamente, não através de feitiços e orações, mas através de conjuração e posse. Itens são imbuídos ou usados para abrigar entidades e sigilos podem ser extraídos ou palavras de poder escritas enquanto em estado de fervor xamânico. Os espíritos podem ser de origem cabalística, goética ou natural (vegetal / animal). Eles podem ser santos, anjos, lwa ou espíritos dos mortos. Em Obeah, os espíritos estão em toda parte e o obeahman é versátil e capaz de lidar com qualquer espírito que esteja presente, em vez de insistir em que as coisas caiam em uma categoria familiar ou tradição escolhida. Desta forma, Obeah pode ser visto como animista e panteísta.

Obeah é muito sombrio e não é para os fracos de coração. O poder de Obiya, que alimenta todo o trabalho de Obeah, é conferido através do sofrimento. Aqueles destinados a receber Obiya vivem vidas difíceis e são frequentemente alvo de abuso, estupro, pobreza e negligência. Desta maneira, o Obeah é transformador e dá sentido ao que de outro modo seria um sofrimento sem sentido. Como eu sempre disse “se você pretende lutar contra o inferno, você tem que passar pelo inferno primeiro”.

Como resultado de suas assinaturas vibratórias, a fuligem residual do inferno, se você quiser, o tipo de espíritos que gravitam para os possuidores de obiya também tendem a ser “obscuros” na natureza. A Anima Sola, com sua história lastimável, é como a Virgem Maria de Obeah. Ela é nossa senhora de profunda solidão refletida na lua, nascida na escuridão de sua mãe “a dama do lago de piche” que é mantida em comparação com Kali-ma. O mais importante é Sasabonsam, também conhecido como “príncipe do inferno” e “Papa Bois”, espírito da floresta selvagem (que faz com que peregrinos imprudentes se percam e morram em acidentes no deserto) ou “Papa Bones” pastor dos mortos esquecidos. Basta colocar que o “sasa” é “poder obscuro” e Sasabonsam é o diretor das forças conhecidas como “sombras” ou “duppies” com os obeahmen como seus caçadores de recompensa.

Obeah também faz uso da palavra falada, velas, ervas e outros itens naturais (animais / minerais), incluindo partes corporais pessoais (cabelo, unhas, sangue, urina) em ambas as magias simpática e imitativa. Ao mesmo tempo, os obeahmen eram renomados por seu conhecimento de venenos e poderiam empregá-los com a mesma eficácia que qualquer cura natural. Eles eram comparados aos alquimistas em suas habilidades e conhecimentos. Magias de contêineres também são populares e pegar espíritos em garrafas, jarros e frascos ou pregá-los em árvores é uma prática comum tanto para combater o mal quanto para acumular poder pessoal.

Esta última faceta não é tão parasitária quanto possa parecer. Basicamente, quanto mais espíritos problemáticos você pega, mais poder ganha, não apenas através da habilidade em potencial de desdobrar os ditos espíritos (embora o potencial certamente esteja lá), mas também como um entalhe no punho do pistoleiro. Se voltarmos à analogia do caçador de recompensas, mais espíritos capturados significam recuperações mais bem-sucedidas e, portanto, maior obstáculo.

Obeah é um sistema iniciático, mas a iniciação é transmitida pelos espíritos, não por outro sacerdote e os espíritos guardam os “segredos” de Obeah, que na verdade diferem de um trabalhador para outro. É um sistema revelador e não um dos textos e repetições. Sasabonsam, Asase e Abysina Clarissa são os espíritos que presidem sobre o poder de obiya. É um poder que ressoa nos ossos. Outra pessoa Obeah pode passar a “vibração”, mas deve ser ativada pelo espírito através do contato ritual com Sasabonsam. Não existe um ritual específico, embora um obeahman certamente possa guiá-lo, mas alguém poderia fazê-lo por conta própria. Em qualquer dos casos entende-se que a iniciação será única para o indivíduo e os detalhes são dirigidos pelos próprios espíritos, não derivados da mente do homem. Foi dito que manter uma vigília sob a árvore certa ou em um lugar de poder e pedir que sasabonsam venha até você e comunique a sasa / obiya é tudo o que precisa ser feito para iniciar o processo. No entanto, este não é um empreendimento pequeno, já que todo o negócio é bastante aterrorizante e considerado muito semelhante a fazer um acordo com o diabo. Na verdade, os epítetos de Sasabonsam incluem coisas como “Príncipe das Trevas”, “Príncipe do Mal” e “Príncipe do Inferno”. O lugar do poder será de natureza sombria e sinistra, como um lugar onde os salgueiros são frequentemente avistados ou outras coisas fantasmagóricos são conhecidas por se apresentarem. Note-se que Sasabonsam e sua laia são conhecidos em primeiro lugar como espíritos que matam pessoas na floresta, especialmente aqueles que mostram desrespeito. Se você é visitado pelo espírito, provavelmente será bastante aterrorizante. O medo é o primeiro teste. Começa com ossos de papa ordenando sua aceitação nos mistérios de Obeah. A partir daí, o poder deve ser cimentado pela Anima Sola, que o faz através de seu teste de fogo, um período de profundo pavor, pesadelos, suores febris e obsessão pela morte. Através deste julgamento, o obiya está sentado nos ossos do iniciado e eles têm acesso ao lago de piche onde habita Asase, que é a mãe divina de Obeah. Após a consagração por esta Trindade de espíritos, o obiya se torna ativo na vida de alguém. Isso significa que a má sorte, o tumulto, o fracasso e a raiva o levarão a fazer mudanças através da magia, já que você não encontrará nenhuma alternativa que funcione. Se Abysina Clarissa te favorece, ela pode conceder “kumona” ou visão espiritual, significando que você terá o que parecem ser alucinações de várias criaturas e espíritos, janelas no tempo, ou outras coisas estranhas. Além disso, você deve permitir que essas coisas o orientem, não importa quão ilógico pareça, porque não se pode simplesmente usar o Obeah para obter o que eles querem, mas deve sempre trabalhar em conjunto com os espíritos. Assim, é preciso aprender a entender a orientação dada pelos espíritos, a ouvir suas vozes e a permitir que suas mãos sejam guiadas sem questionar ou hesitar. Não fazer isso resultará em repercussões negativas e bloqueios em várias áreas da vida, o que acabará por levar a apenas uma opção, a submissão. O benefício em tudo isso é uma grande fonte de poder e potencial espiritual que somente os ousados ​​têm acesso e um relacionamento íntimo e pessoal com uma hoste de espíritos que lhe transmitem uma magia única que é toda sua que queima em seu sangue e canta nos seus ossos.


Fonte: http://doctorhawk.blogspot.com/2014/09/bare-bones-basics-of-obeah.html?m=1


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